quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Review - Homem-Aranha (2002)


Bem, eu tinha que começar as reviews de filme de alguma forma. Na verdade, escrever sobre os filmes do Homem-Aranha no blog é algo que eu tinha vontade de fazer desde quando o blog antigo ainda tava vivo, mas na época eu preferia deixar pra lá porque achei que ficaria muito nada a ver com o blog, já que ele era só sobre jogos. Pois agora não tem mais essa restrição, então estou livre pra fazer review desse filme, de qualquer outro, até de filme pornô se eu tiver afim, caralhos! Não que eu vá fazer isso, provavelmente serei censurado pelo google se o fizesse, e eu quero que esse blog não seja atrapalhado por algo assim. Além do mais, ninguém nunca me pediu pra fazer review de pornô, mas dos filmes do Homem-Aranha sim, então é isso que teremos por hoje!

Não, isso não vai ser que nem as reviews de filme do blog antigo onde eu ficava narrando literalmente tudo o que acontecia no filme enquanto comentava, dá muito trabalho ficar tirando screenshot desse monte de coisa e os posts acabam ficando mais longos do que o necessário, tanto que eu tinha que dividir eles em duas partes. Então ok, as reviews de filmes vão seguir o mesmo modelo das outras, com spoilers quando eu precisar falar de cenas específicas e tudo, então você já sabe como funciona.

Enfim, houve uma época em que filmes baseados em HQ não eram moda e geralmente eram vistos de forma não muito diferente de como vemos filmes baseados em video games desde... Sempre. Os mais respeitados entre esses filmes eram provavelmente o Batman do Tim Burton e os dois primeiros Superman, a maior parte do resto era visto como piada tanto pelo público quanto os críticos. Eis que então nos anos 2000 isso muda pra sempre com uma leva de filmes de HQ que surpreenderam todo mundo com histórias bem escritas e orçamentos altos, tornando o gênero mainstream. Sem dúvida alguma, o maior destaque entre essa leva de filmes é o Homem-Aranha do Sam Raimi, que não só foi bem recebido como também foi um sucesso comercial absurdo mesmo comparado com os outros filmes dessa leva e gerou uma das trilogias de filmes mais famosas de todas.

Homem-Aranha é um filme bem importante pra mim, não só foi o primeiro filme que eu fui no cinema ver como também é o primeiro que eu comprei em DVD. Naquela época eu era completamente obcecado pelo Homem-Aranha por causa da série animada de 1994 que passava na TV, e também dos jogos de PS1 que eu jogava direto. Então quando eu soube que tavam fazendo um filme do Aranha e vi trailers dele passando na TV, eu melei a minha cueca toda e fiquei desesperado atrás de alguém que pudesse me levar pro cinema pra assistir isso. Felizmente, o meu tio ia ver com uns amigos dele e acabou me levando junto depois que eu enchi o saco dele o suficiente, e eu simplesmente adorei ter assistido aquilo no cinema, foi uma das experiências mais memoráveis da minha vida. Talvez isso mostre o quanto a minha vida não é empolgante pra um filme de herói passando no cinema marcar ela de alguma forma, mas foda-se também.

Vou admitir que não conheço muito do trabalho do Sam Raimi além dos filmes do Aranha e Um Plano Simples, sei que ele também é conhecido por Evil Dead e pretendo assistir os filmes dessa série também um dia, mas por enquanto vou ficar só por isso mesmo. Apesar disso, eu não tenho nada além de admiração por esse cara, a interpretação dele do Homem-Aranha é grande parte do motivo de esse ser um dos meus personagens fictícios favoritos de todos, especialmente o estudo de personagem brilhante que foi feito no Peter Parker com o segundo filme da trilogia. Mas como estamos falando do primeiro filme e não o segundo, melhor deixar o foco apenas nele então. E por acaso esse filme é tão bom quanto a gente lembra de ter sido lá em 2002? Conseguiria eu fazer um julgamento justo considerando o apego nostálgico da porra que eu tenho pelo filme? Vamos ver no que dá isso aí.

Após uma sequência de intro mais longa do que qualquer pessoa esperaria hoje em dia, somos apresentados ao nosso protagonista: Peter Parker, um nerd estudante do ensino médio que vive em Nova York e não tem lá a melhor das vidas escolares por sofrer bullying constantemente de quase todo mundo da sua sala e ter um amor não correspondido pela sua colega e vizinha desde a infância, Mary Jane Watson. Mas apesar disso, Peter ainda tem o apoio de pessoas como o seu melhor amigo, Harry Osborn, além dos seus tios Ben e May Parker com quem ele vive no momento. Mas a vida do Peter muda pra sempre quando a sua turma vai a uma excursão pra um laboratório de genética e ele acaba sendo mordido por uma aranha geneticamente modificada que havia escapado, o que dá a ele os poderes que todo mundo já sabe que o Homem-Aranha tem a esse ponto, e se você não sabe então procura no Google aí porque eu não vou citar cada um deles.

Mas eu vou falar sobre um desses poderes, porque eu sinto que é importante falar dele aqui. Sim, é sobre o Aranha ter teias orgânicas aqui ao invés de criar lançadores de teia com o super poder da ciência™ como nas HQs ou na série animada de 1994. Muita gente reclama disso até hoje em dia e... Eu não entendo essa reclamação, honestamente. Uma aranha modificada mordeu o Peter e deu a ele poderes baseados em aranha, é apenas lógico que, assim como uma aranha faz, ele também possa soltar teias de algum lugar...

Bem... Creio que se ele soltasse pelo cu ou alguma área próxima como as aranhas fazem, esse filme provavelmente não ficaria tão agradável assim de assistir, né? Mas também não tem motivo pra ele soltar teia por onde as aranhas soltam, porque ele não é uma aranha, ele não foi transformado em uma aranha e sim modificado com atributos de uma se juntando ao corpo humano dele. Vocês acham que faz mais sentido o cara criar atiradores de teia com aquela tecnologia insana sendo que ele é só um adolescente de classe média que vive com os tios? E como caralhos o Peter não é rico se ele é tão inteligente ao ponto de ser capaz de inventar uma bugiganga nunca antes vista como essa? As teias orgânicas fazem mais sentido e quem discorda é tão gay quanto o marido do Serra Osso, simples assim!

Pois bem, enquanto Peter dorme em seu quarto após se sentir meio zoado graças à picada da aranha, vemos então como andam as coisas com o cientista Norman Osborn, dono da corporação química Oscorp e pai do Harry nas horas vagas. Pois bem, as coisas não estão nada boas pro lado dele, pois a Oscorp tá quase perdendo um contrato militar pra concorrência e a única esperança do Norman é uma fórmula de super soldado que o seu assistente Dr. Stromm diz ser instável. Sem muito tempo restante pra trabalhar na fórmula e testar até ela ficar ok, Norman decide oferecer a si mesmo como a primeira cobaia humana a ser exposta à fórmula... E os resultados acabam sendo um pouco desastrosos, com ele ficando completamente louco das linguiça, desenvolvendo uma outra personalidade dentro de si e matando o Dr. Stromm. E não, de alguma forma a polícia nunca descobre que foi ele... Ou essa é a pior polícia do mundo, ou a outra personalidade que o Norman criou é um gênio do crime que conseguiu limpar toda e qualquer evidência que apontaria pra ele como suspeito.

Após ser picado pela aranha e no dia seguinte notar que o seu corpo ficou mais bombado, Peter acaba descobrindo seus poderes através de momentos onde o filme... Realmente abusa da nossa suspensão de descrença. Ele lança teia acidentalmente nas coisas no meio de um monte de gente da escola e de alguma forma ninguém percebe, além de dar um salto mortal no ar durante uma briga com o seu maior bully, Flash Thompson, e o mandar pra longe com um único soco. E então tem aquela cena hilária em que ele tenta lançar uma teia pra longe e balançar nela pela primeira vez e dá de cara com um outdoor, ele balança berrando lá de cima e aparentemente ninguém sequer olhou pra cima! Depois que o Homem-Aranha ficou conhecido, será que ninguém da escola sequer pensou na possibilidade de que ele poderia ser o Peter Parker? Tá certo que ele era o nerdão pro qual ninguém ligava, só que... Bem, eu não sei vocês, mas se eu visse um cara da minha escola soltando teia pelo pulso e dando cambalhota no ar como se não fosse nada, pra mim isso seria algo meio difícil de esquecer que aconteceu.

Então tá, Peter quer impressionar a Mary Jane e comete um ato de extrema gadice indo atrás de dinheiro pra comprar um carro apenas com esse propósito. Mas antes disso, o Tio Ben acaba tendo uma conversa com ele, provavelmente uma das cenas mais conhecidas do filme, "Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades" e tal, mas o Peter acaba sendo meio babaca com ele e se manda pra arena de luta livre onde ele pretende conseguir o dinheiro. Depois de ganhar a luta e receber muito menos dinheiro do que foi prometido, Peter deixa o assaltante que tinha ido lá escapar pra dar o troco nos caras e... Acabou que esse assaltante logo em seguida não só roubou o carro do Tio Ben como matou o velho. Após se vingar causando indiretamente a morte do meliante, Peter finalmente entende o que o Tio Ben quis dizer com aquela frase ao custo dessa grande perda, e a partir de então se torna de vez o Homem-Aranha, o herói popozudo com calça colada que nós conhecemos e amamos.

Daí pra frente a trama vai se desenrolando e vemos como andam as vidas dos personagens. Peter, Harry e Mary Jane se formaram e agora procuram seguir seus sonhos, Norman continua administrando a Oscorp e a Tia May continua lá cuidando do Peter e da casa deles. Honestamente, se tem algo que o Sam Raimi faz muito bem com esses filmes é mostrar de forma convincente como esses personagens são humanos, e eu não falo só do Peter com a sua vida dupla de super herói, mas também dos personagens secundários como a Mary Jane, o Harry e até mesmo o Norman. Os conflitos e dificuldades pelas quais eles passam são bem relacionáveis, assim como os seus objetivos de vida são coisas bem pé no chão, o Harry quer a aprovação do Norman que sempre foi um pai distante e se esforça pra eventualmente se tornar o sucessor dele, a Mary Jane quer ser uma atriz, mas não é tão simples assim e ela acaba trabalhando atualmente como garçonete num restaurante qualquer.

O filme faz um bom trabalho com foreshadowing de um possível conflito entre o Peter e o Harry já antes do final, quando você vê que o Norman trata o Peter mais como filho do que o próprio Harry, que fica visivelmente ressentido com isso, mas prefere agir como se nada tivesse acontecido pra não acabar criando conflito com o seu pai ou o seu melhor amigo que nem tem culpa disso de qualquer forma. Mas não só isso, o Harry também tava apaixonado pela Mary Jane, mas era uma relação unilateral, apesar dos dois terem concordado em sair juntos e tudo, ela não sente o mesmo por ele... Mas sim pelo Peter, e novamente o Harry guarda a mágoa pra si mesmo ao invés de colocar as relações com as pessoas importantes pra ele em risco. No entanto, até quando ele vai aguentar isso e sofrer calado pelo bem do Peter e dos outros? Bem, não no tempo desse filme, mas o arco do Harry continua no próximo e lá ele já é uma pessoa bem diferente do que ele demonstra ser aqui.

Mas talvez o meu personagem secundário favorito seja o Norman mesmo, todo mundo já sabe que ele é o vilão do filme graças à personalidade do Duende Verde que acabou se desenvolvendo na mente dele e tal. Mas eu quero me focar mais no Norman do que no Duende, até porque eu acredito que ele seja um personagem bem melhor, um dono de uma empresa grande dando o seu melhor pra manter ela como a principal do ramo e sendo pressionado a fazer algo que no fim das contas acabou mexendo com a sua cabeça e o transformando num vilão é um ótimo conceito pra um antagonista do Homem-Aranha que também é um herói bastante humanizado. É muito bom também que tenham mostrado essa origem do Duende acontecendo meio que ao mesmo tempo que o Peter foi mordido pela aranha, e da mesma forma que o Peter efetivamente se tornou o Aranha depois do incidente com o Tio Ben, o Norman fez o seu primeiro ato criminoso como Duende Verde interrompendo um experimento militar da empresa rival da Oscorp e matando todo mundo lá.

Percebe a dualidade entre os dois personagens? Enquanto o Peter sendo o Homem-Aranha passa a usar os seus poderes pelo bem dos outros, o Norman sendo o Duende Verde usa os seus em benefício próprio: Ele vai atrás da empresa rival da Oscorp e explode tudo lá, e depois quando acaba sendo traído pelos seus próprios companheiros da Oscorp que planejavam vender a empresa e chutá-lo de lá, a primeira coisa que ele faz é invadir o festival onde todos eles se encontraram e matar todos. Talvez o Peter se tornaria uma pessoa assim após a morte do Tio Ben se não fosse por esse último conselho que ele deixou, sendo um Homem-Aranha vingativo e egoísta que tira vantagem dos seus poderes pra se dar bem na vida e o resto que se foda. Essa temática de poderes e responsabilidade é a parte principal do filme, o Peter precisa lidar não só com a responsabilidade de ser o Homem-Aranha, mas também com o seu trabalho como fotógrafo freelancer no Clarim Diário, os seus sentimentos pela Mary Jane que só foram se intensificando na medida em que os dois interagiam mais, e também os seus estudos pra entrar em uma faculdade.

Claro, eu não poderia deixar de citar o chefe do Clarim, J. Jonah Jameson, que não tem exatamente tanta profundidade quanto os personagens mais centrais da história, com ele e a galera do Clarim sendo mais um tipo de alívio cômico, mas cada linha de diálogo que sai da boca do Jameson é puro ouro e não poderiam ter escolhido um ator melhor do que o J. K. Simmons pra interpretar esse maluco. E mesmo o Jameson ainda tem uns momentos sutis de caracterização além de só ser o chefe babaca do Clarim que quer acabar com o Aranha, quando o Duende invade o Clarim lá perguntando sobre quem tira as fotos do Aranha, o Jameson diz que não sabe quem é, mentindo pra proteger o Peter.

Na real, eu adoro como a grande maioria dos personagens desses filmes do Sam Raimi têm personalidade, mesmo aqueles que mal aparecem direito, você ainda acaba se lembrando deles porque eles têm uns momentos dignos de se lembrar. O anunciante lá das lutas livres mesmo, interpretado pelo melhor amigo do Sam Raimi inclusive, Bruce Campbell, com o pouco de tempo de tela que teve conseguiu ser tanto memorável quanto engraçado por causa de como ele fala na cara do Peter que "Aranha Humana" é uma boa bosta de nome e decide mudar pra Homem-Aranha ali na hora, o que acaba sendo o nome definitivo do alter ego do Peter. Inclusive isso de alívio cômico leva a um ponto que muita gente critica sobre esse filme e eu meio que nunca entendi, que é o fato de que aparentemente ele se leva muito a sério e o Homem-Aranha não faz piadinhas que nem nos filmes do Andrew Garfield e do Tom Holland.

Por acaso cês assistiram o mesmo filme que eu, caras? Porque o que eu assisti tem várias cenas de alívio cômico, no começo mesmo tem a já mencionada cena do Peter balançando na teia pela primeira vez, tem aquela montagem do Aranha balançando por aí e fazendo o que ele faz de melhor intercalado com pessoas aleatórias na rua falando em entrevistas o que eles acham do Homem-Aranha, e os comentários variam de opiniões positivas e negativas pra... Uma mulher falando que um cara com 8 braços seria sexy, outra comentando sobre a bunda dele e um caipira tocando violão enquanto canta sobre ele. E sim, o Homem-Aranha aqui pode até ser um pouco mais sério em comparação com o da HQ ou os interpretados pelos outros atores, mas pelo menos as poucas que ele faz são boas, nunca esqueci dele falando "Meu filho, deixa o papai e a mamãe conversarem, tá bom?" pro Jameson. Eu nunca vi esse filme como sério demais, e provavelmente o Raimi também não tinha intenção nenhuma de fazer isso ser um filme sério ou sombrio demais, as atuações meio exageradas do Tobey Maguire e do Willem Dafoe funcionam perfeitamente pra isso e emulam bem o modo como os personagens agem nas próprias HQs com as quais o Raimi está familiarizado, e isso é parte do charme.

Outra coisa que costumam criticar também é o romance entre o Peter e a Mary Jane, que se consiste nos dois tendo interações meio desajeitadas, especialmente no começo onde o Peter mal fala com ela direito e só fica olhando com cara de bobão. Bem... Sim, é assim mesmo, mas não é como se isso não fosse intencional. Já pararam pra pensar no fato de que o Peter é um nerdão que não leva muito jeito com garotas e a Mary Jane é provavelmente a primeira com quem ele teve uma interação direta? Pois é, não ajuda muito que ela é a garota de quem ele gosta também, é natural ficar meio nervoso e sem saber direito o que fazer em situações como essa, e ele vai aos poucos ficando menos batata com ela por perto na medida em que a história avança, apesar de alguns dos diálogos entre eles serem meio cafonas, não vou negar isso.

Além do mais, diferente dos outros caras com quem a Mary Jane se envolveu romanticamente no filme (Flash e talvez o Harry), o Peter gosta dela pelo que ela é, ele respeita o sonho dela de ser uma atriz e apoia isso, enquanto o Harry amava ela, mas provavelmente não compreendia esse lado dela, e o Flash provavelmente só tava afim de meter a rola nela mesmo. É uma relação natural, caras, a Mary Jane viu no Peter algo que os outros não tinham e começou a gostar dele também por isso, simples assim! Vale lembrar também que a Mary Jane tem pais abusivos que obviamente também não oferecem nenhum apoio pra ela, então o Peter com a atitude positiva e o apoio genuíno que ele oferece logicamente faria ela sentir algo especial. Eu só não gosto muito de como a Mary Jane... Bem... Ela grita... Muito. E precisa ser salva pelo Aranha umas 3 vezes no decorrer desse filme pra poderem construir um sentimento romântico dela com o alter ego do Peter, isso fica meio irritante com o tempo.

Não que eu ache que seja tudo perfeito e pretenda justificar cada coisa que apontam como ponto negativo desse filme. O Tobey Maguire é um puta dum ator e de longe o meu Aranha favorito dos cinemas, eu amo a emoção que ele coloca na performance dele e até mesmo as "Tobeyfaces" que viraram meme na internet, mas... Por algum motivo, toda vez que ele tenta fazer cara de choro, eu acabo achando a cara dele engraçada ao invés de ficar triste por ele chorar. A cena da morte do Tio Ben é muito boa, mas quando mostram de perto o Peter chorando, eu não consigo assistir isso sem dar uma risada nasal por causa da cara dele... Desculpa, Tobey. Também não gostei tanto assim da tentativa do Sam Raimi de injetar uns aspectos de filme de horror na direção dele pra isso aqui, como aquela caveira aleatória que aparece quando o Peter tá tendo aqueles pesadelos com o bagulho da aranha, ou os jump scares aleatórios do Duende, eu nunca me assustei e nem fiquei com medo ou tenso com nada disso, eu só achei meio engraçado e certamente fora de lugar nesse filme. A CG desse filme também não envelheceu lá muito bem, mas com exceção de alguns momentos específicos como a invasão do Duende no festival lá ou o Aranha Humana CG escalando os prédios, eu não acho que seja tão ruim assim.

Mas essas aí são só reclamações pequenas, não chegam a atrapalhar muito a minha experiência com o filme, são só umas coisas que poderiam ter sido melhores, inclusive a maioria delas são melhoradas no próximo filme da trilogia. Quando o filme se foca no Peter sendo o Homem-Aranha e interagindo com os outros personagens, mostrando as dinâmicas entre todos eles, ele tá no seu absoluto melhor, já que todos eles são bem escritos e caracterizados. O ritmo do filme também é ótimo, com os personagens e a história sendo estabelecidos rápido, mas não ao ponto de parecer rushado, considerando que a história desse filme em si é bem simples, o ritmo rápido funciona bem pra ela, provavelmente não funcionaria muito se esse fosse um filme com um enredo mais complexo.

Ver o Homem-Aranha balançando e fazendo acrobacias por aí é legal, apesar que os próximos filmes viriam a fazer isso bem melhor com truques de câmera mais variados, e também esse tem bem pouco do Aranha fazendo isso em comparação com os próximos. As cenas de ação são decentes, apesar do CG levemente datado, ainda há momentos bem memoráveis nas lutas como o Aranha desviando daqueles discos cortantes do Duende no prédio pegando fogo, a cena dele salvando as crianças no bonde e a Mary Jane ao mesmo tempo. E obviamente, a cena de luta final entre ele e o Duende, diria até que é a cena de luta mais brutal e intensa da trilogia toda, dá pra sentir o impacto de cada golpe que é dado nela e a primeira metade com o Duende atacando agressivamente enquanto o Aranha só tenta fugir e sobreviver deixa ele bem intimidador apesar a fantasia ridícula de vilão de Power Rangers. Eu nem preciso falar da trilha sonora, né? Acho que essa é uma das trilhas sonoras mais icônicas de filme de HQ.

O maior problema que eu tenho com esse filme, no entanto, é o vilão... Não o Norman Osborn, eu já falei sobre o porquê de eu considerar ele um ótimo personagem, mas o seu alter ego, o Duende Verde, que sendo completamente honesto, é sustentado pela performance espetacular do Willem Dafoe com todas as suas gloriosas expressões faciais exageradas (quando ele não tá com a máscara) e "sotaque" de vilão malvadão, o cara consegue fazer até a um vilão genérico e vazio como esse entreter as pessoas, e isso é bem impressionante. Acontece que o Duende tinha um objetivo claro no começo do filme, através dele o Norman caçava os seu rivais, assim como aqueles caras da própria Oscorp que traíram ele, basicamente qualquer pessoa que prejudicasse o Norman de alguma forma acabaria pagando por isso com a morte.

Depois que o pessoal que foi cuzão com o Norman foi tudo morto pelo Duende... Fica meio difícil entender o que exatamente ele quer fazer agora que de certa forma ele cumpriu o objetivo dele. Você imagina que depois de ter se livrado desses caras, o Norman ou o Duende... Honestamente não fica muito claro se ele é só uma personalidade alternativa do próprio Norman ou se ele é uma entidade diferente que divide um corpo com ele... Sei lá, mas de qualquer forma, você imaginaria que ele ficaria quieto e se voltaria pro trabalho, fazendo com que a Oscorp prospere mais do que nunca agora que os principais obstáculos que tavam no caminho dela foram tirados. Mas não, ele continua botando a roupa do Duende e voando por aí enquanto faz merda, possivelmente pra chamar a atenção do Homem-Aranha.

Mas... Qual é o objetivo dele agora mesmo? Ele tenta convencer o Aranha a se juntar a ele, mas... Pra que? O Aranha ajudaria ele no que exatamente? Ele tinha algum plano de dominar Nova York ou algo assim? Ele só diz umas coisas pro Norman sobre ter "poder" ou algo assim, mas isso nunca é elaborado. Poder pra que? Que tipo de poder? Como assim, maluco? E com o Aranha ele tem um ponto até decente sobre como as pessoas de Nova York com o tempo vão se voltar contra ele, e é exatamente isso que acontece... Mas isso não responde as outras perguntas, só mostra que o Duende é no máximo uma ferramenta pro próprio Peter Parker se desenvolver e ter algum grande vilão pra enfrentar no filme. A impressão que fica é que o Duende é um vilão que é mau porque sim, mas o filme tenta fazer parecer que tem mais sobre ele do que isso com essas dicas extremamente vagas de algum objetivo que ele possa ter além de só ser mau, parece uma tentativa de dar substância a um vilão que não tem muita, e seria mentira se eu dissesse que adiantou muita coisa.

Certo, você pode dizer que quando o Aranha enfrentou ele lá no festival, ele desenvolveu uma espécie de vendeta pessoal contra o cabeça de teia aí e resolveu que vai infernizar a vida dele. Nesse caso... Depois que ele descobre que o Peter é o Homem-Aranha, por que diabos ele não matou a Tia May quando teve a chance ao invés de só dar um susto nela? Eu tenho certeza que perder a tia dele, a única figura parental que sobrou depois que o Tio Ben morreu, ia deixar o Peter completamente abalado, talvez ele até poderia desistir de ser o Homem-Aranha com isso! Mas ele não faz isso, e também não faz nada quando bota o Peter naquela situação de salvar a Mary Jane ou salvar as crianças. Eu entendo que ele não queria matar o Peter, talvez só atormentar ele ou no máximo fazer com que ele vá pro seu lado em seja lá qual diabos é o objetivo dele... Mas não acha que jogar uma bomba no bonde com as criancinhas que o Peter tá tentando salvar enquanto a Mary Jane tá pendurada lá, fazendo com que os dois que ele tentava salvar se percam e provando o ponto dele de que ser um herói não compensa, faria sentido? Bem, pro Duende não, eu acho.

O pior é que apesar disso aí... O Duende ainda é um vilão memorável. Como eu disse, a performance do Willem Dafoe ajuda bastante, graças a ela várias das frases que o Duende solta no decorrer do filme acabam sendo bem quotáveis. Aquela cena do jantar de ação de graças também é sensacional, tem tanta tensão naquele simples momento com o Norman/Duende analisando o Peter e chegando perto de descobrir que ele é o Homem-Aranha. Também gosto do fato de que as últimas palavras que ele diz antes de morrer são "Não conte ao Harry", mostrando que apesar de não parecer, no fundo ele se preocupava com o seu filho e não queria que ele soubesse que ele era um assassino esquizofrênico que explode coisas por aí. E o fato de que o Harry vê o Homem-Aranha deixando o Norman morto lá na casa dele e assume que foi ele mesmo quem o matou, é um cliffhanger perfeito pro rumo que o arco de personagem do Harry vai tomar nos próximos filmes!

Enfim... Sobre o Duende, eu meio que gosto dele especificamente por causa do Willem Dafoe e de como ele afeta o desenvolvimento do Peter e do Harry. Ele como personagem por si só? Meh...

O final desse filme como um todo faz um trabalho excelente em mostrar o quanto o Peter, a Mary Jane e o Harry progrediram como personagens, ao mesmo tempo que estabelece o material pro próximo filme seguir. No enterro do Norman, Harry jura vingança contra o Homem-Aranha, Mary Jane confessa os sentimentos dela pro Peter e ele resolve abrir mão disso pra proteger ela dos inimigos do Homem-Aranha, e não há ato mais responsável do que abrir mão do que você sempre quis há muito tempo pra que a pessoa que você mais ama não acabe sofrendo mais.  Não tenho porra nenhuma pra reclamar dos eventos que ocorrem da luta final em diante, é um dos meus finais de filme favoritos, dessa trilogia talvez seja o meu final favorito... Ou não, fico na dúvida entre esse e o final do segundo filme, mas de qualquer forma é um final pra ninguém botar defeito!

Ok, se você quer um pouco de nitpick, eu vou fazer. O Peter beija a Mary Jane e ela meio que percebe que tem algo no beijo dele que faz com que ela se lembre do beijo que o Homem-Aranha deu nela bem antes quando a salvou dos bandidos... E isso é uma das coisas que o próximo filme meio que nunca toca, indicam que ela talvez ache que o Peter é o Homem-Aranha e fica por isso mesmo, é como se esse momento nunca tivesse acontecido. Mas ainda assim, isso é só quando você leva o próximo filme em consideração, como parte da história contida nesse filme aqui, e apenas nesse, não tem nada de errado com essa cena... E honestamente, eu gosto da ideia de que outros personagens aí no fundo sabiam que o Peter era o Homem-Aranha. Há indicações que a Tia May sabia e preferiu manter as coisas assim porque sabe que ele tenta fazer a coisa certa, e possivelmente o Jameson fez as conexões também, mas não diz nada e usa as notícias tendenciosas do Clarim como incentivo pro Peter, vendo que ele tá tentando fazer alguma diferença na cidade. Agora... Eu não sei que motivo a Mary Jane teria pra manter isso em segredo dele, vai ver ela só gosta de drama mesmo.

Enfim... Homem-Aranha é um ótimo filme, independente da minha nostalgia por ele, por mais que os plebeus incultos que não gostam da trilogia do Sam Raimi hoje em dia gostem de ficar usando esse argumento idiota. É claro que eu sinto nostalgia, mas além disso, eu consigo ver perfeitamente bem quando uma obra tem paixão por parte dos criadores, um esforço legítimo pra fazer aquilo ser o melhor que conseguirem fazer com que seja, e Homem-Aranha é uma dessas obras. Sim, a história é um tanto simplista e tem certos aspectos não tão bem executados, além de um vilão fraco em comparação com o resto do elenco composto de personagens complexos e bem realizados. O que dá vida a esse filme é justamente esse elenco, as melhores histórias do Homem-Aranha raramente são sobre a história em si, mas sim sobre os personagens, os seus objetivos, as suas relações e dinâmicas, e o Sam Raimi entendeu muito bem isso. Mas é claro que ele entenderia, afinal de contas ele é um grande fã do personagem desde as HQs antigas.

Nota: 8

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